5 vantagens de fazer a castração do seu pet

5 vantagens de fazer a castração do seu pet

Um dos métodos mais eficazes para deixar o seu pet mais sossegado e livre de infecções é a castração. Além de benefícios à saúde, a esterilização traz outras vantagens. Quer saber quais? O PetSaúde te conta!

A castração é um procedimento simples, rápido e seguro. Nos machos, são removidos os testículos através de uma incisão discreta que não leva mais do que quinze minutos. Já nas fêmeas, a cirurgia retira útero e ovários e leva somente quarenta minutos. O método diminui as chances de transmissão de doenças e alivia o temperamento dos pets. Quer saber todas as vantagens? O PetSaúde te conta!

1 – Deixa o pet mais calmo

Já imaginou ter muita energia armazenada para usar e não poder por viver em um ambiente fechado? Já pensou em diminuir essa animação toda e relaxar? É exatamente isso que a castração faz com os pets. Ela inibe o metabolismo e provoca mudanças hormonais nos cães e nos gatos, o que diminui bastante a agitação dos nossos bichinhos. Uma grande vantagem!

2 – Previne doenças

Existem muitos pets no nosso mundo. Uma quantidade cada vez maior e, na maioria das vezes, sem nenhum tipo de cuidado veterinário. Um risco enorme, pois eleva as chances de transmissão de doenças, sobretudo as sexualmente transmissíveis. A castração inibe o apetite sexual dos animais, além disso ela traz a vantagem de evitar doenças graves que tendem a se desenvolver naturalmente nos órgãos genitais de cães e gatos.

3 – Deixa os animais menos agressivos

Os pets produzem o hormônio chamado testosterona assim como nós, mas neles o efeito é um pouco diferente do que nos seres humanos. O hormônio estimula um comportamento mais agressivo, o que gera aquelas brigas com outros bichinhos nas ruas. Com a castração, os nossos amiguinhos serão mais amigáveis com outros animais. Outra vantagem é a diminuição do instinto de urinar em todos os cantos para marcar território.  

4 – Evita gestações indesejadas

Uma das maiores inconveniências de se ter uma pet é o período do cio, quando ela está apta para reproduzir e atrai vários machos. Esses ciclos são bastante recorrentes e podem culminar com uma gravidez indesejada. A castração evita justamente esses ciclos.

5 – Prolonga a vida

Sem dúvida a principal vantagem da castração é o aumento da expectativa de vida dos pets. O procedimento aumenta a vida deles em pelo menos 5 anos. Ao prevenir doenças, o método diminui o índice de operações na velhice, onde há um risco elevado. A alteração temperamental também influencia nesse prolongamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *