3 razões pelas quais os gatos lambem os donos

3 razões pelas quais os gatos lambem os donos

Quem de nós, distraído, nunca recebeu aquela lambida do seu gatinho? Acho que todos, né? Você sabia que cada uma delas quer dizer alguma coisa e que está diretamente ligada ao humor dos bichanos? Fique atento e descubra porque os gatos lambem os seus donos.

Se você, por acaso, tiver gatinhos em casa, já deve ter notado que eles lambem os seus donos. A priori, pensamos que esse ato trata-se de uma demonstração de afeto e carinho, mas cada lambida possui um significado próprio e é importante ficarmos atentos para desvendar o que o nosso gato está querendo dizer. Esse é o tema do texto de hoje do PetSaúde. Leia direitinho e saiba tudo sobre o assunto!

1 – ANSIEDADE E ESTRESSE

Pois é. Nem sempre ser lambido pelo nosso gatinho significa algo bom. Caso você venha a reparar que ele está lambendo de forma exagerada e além do limite, tente ficar mais com o pet, pois isso pode demonstrar sinais de ansiedade, de estresse e de carência por parte dele. A conduta mais correta é o dono acalmar o gato e dar muito carinho e amor para ele. Os felinos lambem para chamar a atenção quando não estão satisfeitos com alguma situação.

2 – DEMARCAR TERRITÓRIO

Você já reparou que os gatos lambem os seus filhotes logo quando eles nascem? Você sabe o porquê disso? A resposta é simples: demarcar território e mostrar que os filhotinhos são deles. Com os donos, acontece algo semelhante. Os felinos costumam lambê-los para estar sempre próximos e para criar um laço mais forte com o seu tutor. Porém, como tudo que é excessivo é prejudicial, se o gatinho repetir essa ação em demasia, procure um especialista e descreva o que está ocorrendo.  

3 – DEMONSTRAR CARINHO E AFETO

Agora sim! Por último, mas não menos importante. Os gatos lambem seus donos, geralmente, para demonstrar o carinho e o afeto que têm por aqueles que sempre cuidaram deles. Essa é uma das atitudes mais nobres e que demonstram mais confiança dos gatinhos. Eles associam os humanos como parte da família e desejam mostrar isso os enchendo de lambidas. Então, aproveite bem muito quando o seu bichano fizer isso, pois é de coração!

Para mais informações, é só acessar nosso site e escolher o plano de saúde animal que mais se encaixa para você e para o seu pet!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *