3 principais razões para manter seu gato em casa

3 principais razões para manter seu gato em casa

Ao adotar ou comprar um gatinho, o tutor passa a ter a responsabilidade de mantê-lo em segurança e com boa saúde. Este é um grande compromisso!

Alguns tutores sabem que manter o seu gato dentro de portas é o mais seguro, embora outros não gostem de negar a liberdade que pode existir fora de casa. Para quem acredita que o seu gato deve ser deixado em liberdade, sem restrição alguma, é importante considerar os seguintes motivos para escolher manter o seu gato dentro de casa:

  1. ESTARÁ PROTEGIDO DE OUTROS ANIMAIS E CARROS

Infelizmente o número de acidentes e atropelamentos de gatos é alto, todos os anos. Por muito cuidado que tenha, até o condutor mais prudente pode não ser capaz de evitar um atropelamento de um gato que decidiu correr na frente do carro. Cães de rua e alguns animais selvagens, como animais de rapina, também apresentam riscos à vida do gatinho que está sozinho na rua.

  1. NÃO SE PERDE NEM SERÁ RAPTADO

É certo que gatos são conhecidos pela habilidade de retornar à sua casa, mesmo depois de passar dias passeando. Mas ao fazer o reconhecimento do seu território, o seu gato pode sim perder-se e não encontrar mais o caminho de casa. Além disso, o felino corre o risco de ser levado por outra pessoa que o achou bonito, ou dócil. Mesmo que tenha coleira, esta pode arrebentar, não ter identificação ou ser simplesmente ignorada por quem encontrar o bichano. Então por que arriscar?

  1. VOCÊ PODE FICAR ATENTO À SAÚDE DO ANIMAL

Quando os gatos se habituam a fazer as necessidades fora de casa, e não na caixa de areia em casa, não será possível perceber se existe algum problema, como urinar ou defecar com dificuldade ou cores e odores estranhos no cocô e no xixi do bichinho. Muitos gatos sofrem de infeções urinárias, e não conseguem urinar porque o trato urinário fica bloqueado. Ao observar a dificuldade de urinar ou defecar ou encontrar muco ou sangue nas fezes ou na urina, o tutor percebe o alerta de que algo se passa com o seu bichinho e fica mais fácil de procurar ajuda.

Os gatos são animais que necessitam de exercício e, para isso, não é preciso permitir que o bichano se aventure mundo afora. Dentro de casa, é importante mantê-los ativos, dispondo de brinquedos, arranhadores e lhes dar sempre atenção com brincadeiras que despertem o interesse do amigo de quatro patas. Qualquer estímulo é bem melhor do que fugir de cães ou lutar com outros gatos na rua. É possível também habituar o gato a passear de coleira na rua. Não será a mesma experiência como passear com um cão, é precisa dar tempo ao animal e habituá-lo ao passeio regular. Para que seu amigo permaneça do seu lado durante muito tempo, o esforço vale a pena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *