3 dicas para refrescar o seu gato durante o verão

3 dicas para refrescar o seu gato durante o verão

Com o passar dos anos, o nosso verão está ficando cada vez mais rigoroso e com temperaturas bastante elevadas. Se os seres humanos já sofrem com esse calorão, imagine só os gatos, animais geralmente bastante peludos. Quer saber como refrescar o seu gatinho durante o verão? O PetSaúde vai te dar as dicas!

As altas temperaturas da estação mais quente do ano podem causar uma série de problemas para os pets, sobretudo para os gatos mais peludos. Diferentemente de nós, os felinos não suam e, dessa forma, não tem facilidade de regular a temperatura do corpo, principalmente quando o calor é intenso. Assim, eles correm o risco de apresentar sinais de superaquecimento, desidratação e hipertermia. Para ajudar a manter o bem-estar do seu gatinho, o PetSaúde listou 3 dicas para refrescar o seu bichano durante o verão. Olha só!

1 – MANTENHA O GATINHO SEMPRE HIDRATADO

Pode parecer uma dica simples e até óbvia, mas deixar o seu gato sempre hidratado é crucial para que ele não sofra as consequências do verão rígido. Potes com água espalhados pelo ambiente em que ele habita são fundamentais para que ele mate a sua sede sempre que for necessário. Procure conferir se o potinho está vazio ou se o gatinho ainda não ingeriu o líquido. No momento em que a temperatura sanguínea do felino fica elevada, os seus receptores no cérebro avisam que está na hora de se refrescar. Portanto, garanta que o pet tenha acesso à água limpa e fresca.

2 – DEIXE O AMBIENTE SEMPRE FRESCO E AREJADO

Outra dica importantíssima para dar mais qualidade de vida para o seu gato, durante o verão, é deixar sempre as janelas e as portas da sua casa/apartamento abertas. Dessa maneira, o ar poderá circular por todo o ambiente, tornando-o arejado e fazendo com que não haja aquela sensação de abafamento característica da época. O mormaço tende a incomodar bastantes os felinos, que, como dito anteriormente, não suam e acabam absorvendo todo o calor recebido. Uma sugestão é ligar os ventiladores ou mesmo o ar condicionado para diminuir a temperatura do ambiente mesmo que seja por alguns instantes apenas.

3 – VERIFIQUE SE O GATINHO ESTÁ COM HIPERTERMIA

Dica de extrema relevância: verifique se o gato está apresentando sinais de hipertermia. Se o felino estiver com as almofadinhas das patas quentes e as orelhas bastante avermelhadas, ele pode estar com excesso de calor acumulado no corpo. Caso não seja hidratado rapidamente, o gatinho pode apresentar respiração acelerada, letargia, tremores e até possíveis convulsões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *