3 dicas para proteger seu pet dos fogos de réveillon

3 dicas para proteger seu pet dos fogos de réveillon

Quase todo mundo está pensando nas festas do fim do ano. Passou Natal e agora está já chegando o ano novo. Mas se você tem pet, não esqueça que pode ser uma noite difícil para ele, devido à queima de fogos de artifício tão comum nessa festividade. Para os tutores de cães e gatos, a queima de fogos costuma ser preocupante, porque o barulho e o clarão provocados pelos rojões assustam os pets, até mesmo aqueles mais corajosos e confiantes. O pavor que cães e gatos sentem podem causar problemas sérios a eles; então, para ajudar você e seu amigo de quatro patas a ter uma noite de Réveillon tranquila, separamos 3 dicas importantes:

1 – PASSEIE COM SEU PET DURANTE O DIA

Um passeio durante o dia, com brincadeiras e exercícios, vai ajudar a gastar a energia do seu pet e fazer com que ele fique mais relaxado. O humor do seu amigo estará melhor e haverá mais chances de tranquilidade quando chegar a noite dos fogos. Por isso, no dia da virada, aproveite para sair com seu bichinho, brincar com ele e deixar que gaste energias, para garantir que ele esteja mais calmo à noite.

2 – ABAFE O SOM DOS FOGOS

Fechar portas e janelas é uma das medidas que ajuda muito a abafar o barulho dos fogos de artifício. Você pode ainda aumentar o volume da TV ou colocar uma música um pouco mais alta, dessa forma o seu pet poderá não perceber o barulho dos fogos estourando de repente. Além de ajudar a diminuir o barulho, fechar portas e janelas também evita a fuga do animal, que pode correr desesperadamente caso se assuste.

3 – NÃO DEIXE SEU PET SOZINHO

Mesmo que seu amigo costume ser um animal valente, o estouro dos fogos é uma situação atípica do dia a dia do seu pet e ele pode ficar apavorado. Por isso, é importante que você esteja por perto, para oferecer segurança caso ele fique com medo. Forneça um ambiente confortável, deixe ao alcance do seu bichinho o brinquedo preferido dele e, caso seu animal se assuste e corra para debaixo da cama ou algum “refúgio”, não tente tirá-lo de lá, apenas fique junto e o acaricie, lembrando-o de que ele não está sozinho!
Em casos mais extremos – cães e gatos que ficam aterrorizados com o barulho dos fogos de artifício -, é interessante que o tutor converse com o médico veterinário de confiança. O profissional pode indicar algum medicamento que ajude o pet a ficar mais calmo na noite de Réveillon. Lembre-se: somente dê um medicamento ao animal com a prescrição do médico veterinário.
O mais importante é não forçar o seu pet a fazer algo que ele não queira e lembrá-lo de que você está por perto. Faça o possível para protegê-lo e ajudá-lo a passar a virada de ano com tranquilidade.

 

Feliz 2019 para você e seu amigo de quatro patas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *