3 dicas para limpar corretamente o ouvido do seu cachorro

3 dicas para limpar corretamente o ouvido do seu cachorro

Os ouvidos dos cachorros são órgãos bastante delicados e que, se não higienizados corretamente, podem gerar sérios problemas auditivos para os nossos companheiros, desde infecções até lesões que prejudicarão a saúde do cãozinho. Como os parceiros sempre se ajudam, o PetSaúde resolveu listar 3 dicas para que você limpar direitinho o ouvido do seu amiguinho!

Os principais problemas que surgem no aparelho auditivo dos cachorros acontecem por falta de uma limpeza adequada. O acúmulo de sujeira e, sobretudo, de cera nos ouvidos propiciam o aparecimento de coceira e dores agudas, que acabam incomodando muito os peludos. Isso ocorre porque o excesso de secreção reduz a capacidade dos cães de escutas e predispõe os dogs a infecções. Por isso, o PetSaúde vai te dar 3 dicas importantíssimas para que você limpar da forma certa o conduto auditivo do seu cãozinho. Olha só!

1 – UTILIZE SEMPRE PRODUTOS NOVOS OU ESTERELIZADOS

Jamais coloque algum instrumental ou algodão que seja no ouvido do seu cachorro sem ter certeza da procedência do objeto. Nunca mesmo! Certifique-se que a ferramenta que você vai utilizar está limpa, esterilizada e em condições adequadas de higiene e temperatura. Colocar um corpo estranho no conduto auditivo do cãozinho pode, além de ferir, trazer micro-organismos nocivos e que tendem a gerar infecções e até complicações mais sérias. E não é isso que queremos, não é mesmo? Portanto é preciso limpar com atenção e precaução sempre.

2 – CUIDADO COM EXECESSO DE ÁGUA

Quem nunca se incomodou com quando, por acidente, excesso de água entrou no ouvido? Pois é! Com os cachorros é a mesma coisa. Por terem aparelhos auditivos extremamente sensíveis, o acúmulo de água pode provocar irritabilidade e fortes dores. Essas são as causas de otites e outros problemas que afetam o bem-estar e a saúde dos cãezinhos, sejam eles filhotes ou adultos. Já sabe, né? Nada de exagerar na quantidade de água utilizada e se, por ventura, algum acidente acontecer, tenha muita paciência para limpar o ouvido do seu amigo peludo.

3 – NÃO OBRIGUE O CÃOZINHO

Agora, mais do que nunca, nós sabemos como os ouvidos dos cachorros são frágeis. Porém, mesmo assim, não podemos simplesmente segurar o cãozinho e limpar as suas orelhas utilizando apenas a força. O mais indicado é que você vá acostumando o doguinho para que ele não estranhe quando for a hora de limpar o ouvido. Ele estando agitado pode se mexer bem no momento em que estivermos fazendo a higienização e acabar se ferindo.

Para mais informações, é só acessar nosso site e escolher o plano de saúde animal que mais se encaixa para você e para o seu pet!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *